Watson
Estavam ocorrendo algumas mudanças na psicologia, Watson não queria apenas estudar a conciênciae e propoz o estudo comportamental estava evoluindo de uma forma ampla a psicologia cientifica, ele queria melhorar a vida das pessoas com isso começou estudar os bebês.
Em alguns estudos e trabalhos indentificou algumas reações nos seres humanos ( raiva, medo e o amor) e que só com alguns estímulos provocavam essas reações condicionadas, os adultos demostram mais reações emocionais complexas, Watson e sua aluna de doutorado Rosalie Rayner fizeram o estudo para demostrar o funcionamento do condicionamento clássico em seres humanos.
Resumo 2
O experimento era para se responder a quatro questões, o experimento foi feito em um bebê de 11 meses saudável e que não esbanjava nenhuma reação sobre certos objetos, apenas esbajava reação quando se escultava sons altos, fizeram dois pareamento já no primeiro ele ja demostrou reação sobre o som e o rato, após uma semana de pausa o bebê foi exposto novamente a novas sequência de testes só que desta vez com oito pareamentos na sétima o bebê já teve uma reação completa. Depois de cinco dias foram feitos novamente testes com três apresentações, e os teste indicaram a resposta condicionada ao rato estava pelna, foram feitos novos teste com animais e objetos e ele teve reações negativas, o bebê foi exposto a novos testet porém com estimulos diferente, ele sentiu medo por algum objetos e tentou retrair de alguns e outros até brincou.
Resumo 3
Foram feitos vários estimulos pois nem em todos o bebê teve um reposta negativa há não ser os que foram feitos com sons altos, a criança não promoveu após os teste algum tipo de fobia por animais e mesmo se tivesse adquirido não esta claro o que teria provocado poderia ser os animais o barulho ou até mesmo o Watson.
Outros pesquisadores acharam falhas nos procedimentos e outras interpletações, dizem que o estudo do "pequeno Albert" não e convicente para ser posto como "personalidade