watson
•Segundo watson o ser humano é um "produto do meio em que vive e por ele é modelado " . watson demarca-se da psicologia tradiciunal que tinha por objecto o estudo da consciencia e por metodo a introspeçao . Embora nao negando a exestencia dos estados mentais e da consciencia considera que estes nao se podem constituir como objecto de estudo da psicologia , interessam ao sujeito apenas no ambito da sua vida pessoal . Esta desvalorização dos estados psiquicos como objecto de estudo é expresso no texto « tudo o que fosse , por natureza , um fenomeno mental era desconsiderado por watson »
• Para se constituir como ciencia , a psicologia teve de cortar com todo o passado e constitir-se como ramo objectivo e experimental da ciencia . Watson pretendia para a psicologia o mesmo estatuto da biologia . Para se constituir como ciencia rigorosa e objectiva o psicologo teria de assumir de assumir a atitude do cientista , trabalhando com dados que resultam de observações objectivas e acessiveis a qualquer outro observador , o que nao era possivel com o metodo da introspecçao , dessa forma a psicologo deveria-se limitar a observação externa , à semelhança das outras ciencias.
•Como so aquilo que é observavel e que se pode considerar como objecto de estudo , para garantir rigor cientifico , watson considerou como objecto da psicologia o comportamento humano. Ora , o comportamento segundo watson , era um conjunto de respostas (R) de um individuo a um estimulo (E) ou a um conjunto de estimulos (SITUAÇÃO). E , tal como em qualquer outra ciencia , cabe ao psicologo observar , quantificar descrever o objecto de estudo e, sendo este o comportamneto humano , estabelecer relações entre causas e efeitos. •Estas relações entre os estimulos e as respostas permitiriam enunciar leis , leis do comportamento , e desta forma a psicologia deveria ser capaz de , conhecendo o estimulo, prever a resposta e inversamente , conhecendo a resposta deveria identificar o