Wassily kandisky
Aos 5 anos os seus pais se separaram e ele vai morar com a tia que lhe contava lendas russas principalmente sobre cavalheiro azul.
Aos 8 anos ele teve aulas de piano e violão celo e logo depois de desenho.
Cursa direito e economia na faculdade de Moscou, com 23 anos viaja para o norte da Rússia para provar seu doutorado sobre o regime czarista, lá sofre influença da arte popular, no mesmo ano faz sua primeira viagem a Paris, para ver a modernidade da Exposição Universal.
Em 1892 casa-se com sua prima Anya Chimiakin.
Os anos seguintes representam a transição de Kandisky, foi convidado a lecionar em uma faculdade de arte, graças a seu grande conhecimento sobre, trabalhou também numa editora especializada em reproduções para colecionadores.
Em 1986 ocorre a, mas importante exposição em Moscou, que Wassily visitou e foi quando decidiu que seria um pintor vendo uma obra de Monet, repara que uma obra não precisa representar o real.
Ainda no mesmo ano recusa ser professor de uma faculdade muito importante, e viaja para Alemanha com a esposa, e por 2 anos estuda paisagem do ar livre e desvaloriza a pratica do modelo vivo, que segundo ele prejudicava sua liberdade de criação.
Em um ambiente inflamado de debates estéticos do qual nasciam novas escolas e tendências a cada ano Kandisky faz amizades com novos artistas e com eles assiste a Secessão de Munique que consagrou uma histórica ruptura na arte alemã.
Em 1901, abre sua escola de arte que logo depois recebe sua nova esposa Gabriele Munter, mas a separação oficial da sua antiga só acontece em 1911, ainda nesse ano escreve seu primeiro artigo, Critico dos Críticos.
Nessa época começa a fazer suas primeiras xilogravuras que são expostas em 1904, também faz um de seus quadros mais famoso Cavalheiro Azul.
Já com Gabriele ele faz muitas viagens para muitos paises, 1909 retorna a Munique em uma casa nos