Trabalho De Arte
É uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas, muitas delas expostas em locais públicos, principalmente na cidade de São Paulo, como pode ser visto no Auditório Ibirapuera. Tomie Ohtake é a mãe do arquiteto Ruy Ohtake.
Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileiras” pela carreira consagrada, construída ao longo dos últimos cinqüenta anos, e pelo estilo ímpar de enfrentar a obra e a vida, nas quais força e suavidade têm o mesmo significado. A fama conquistada, desde a década de 60, nunca modificou o desafio a que se propõe: o eterno reinventar.
A capacidade de renovação de Tomie está expressa nas diferentes fases de sua pintura e nas suas composições de gravura e escultura. É dessa intenção intuitiva permanente que brotam o frescor e o esplendor de sua arte celebrada pela crítica e pelo público até hoje, com sua vigorosa produção recente.
O abstracionismo na obra de Tomie Ohtake demonstra sua busca pela liberdade de expressão e ao mesmo tempo traduz o incansável trabalho de ‘uma operária da arte’, como ela se auto-denomina. Nascida no Japão, onde passou a infância e a juventude, mantém em sua personalidade a disciplina, a calma, a introspecção e a valorização dos gestos — ensinamentos da filosofia oriental. Em seus quase cinqüenta anos de vida artística, Tomie buscou caminhos diferentes para inovar seu trabalho tanto no exercício de novas técnicas para a pintura, a gravura e a escultura, como na busca de um espaço cada vez maior onde o equilíbrio e a transparência das formas e das cores são fundamentais.
Paul Jackson Pollock nasceu em 28 de janeiro de 1912, foi um pintor estadunidense pioneiro do expressionismo abstrato. A Biografia de Pollock mostra um artista depressivo e alcoólatra que tinha constantes rompantes de