Warehouse Management System
Curso Superior de Tecnólogo em Logística
ELIZABETH GOMES
GIOVANNI MARQUES
GUSTAVO HENRIQUE
HERBERT MACIEL
MARCELA FIDELIS NORONHA
MARLON JUNIO DE OLIVEIRA
PAULO CÉSAR
WMS - Warehouse Management System
Sete Lagoas – MG
2014
Warehouse Management System
Os sistemas de gerenciamento de armazéns sugiram da evolução dos antigos sistemas de controle de armazéns ou Warehouse Control System (WCS). Desta forma, algumas funções adicionais foram sendo agregadas à medida que o WCS ia evoluindo de um simples sistema de controle para um sistema mais complexo, capaz de emitir sugestões ou realizar cálculos.
Warehouse Control System (WCS) ao WMS
Até meados da década de 70 os sistemas informatizados de controle de estoque somente possuíam a capacidade de controlar as transações de entrada e saída em estoque e a respectiva baixa de tais movimentações, contra os pedidos de fornecedores e clientes. A partir de então surgiram os primeiros sistemas de controle de endereçamento, que passaram a agregar a preocupação com a localização do material em um “endereço” no armazém ou CD. Esta evolução permitiu que as mercadorias deixassem de ter locais fixos de armazenagem e passassem a ser estocada em diferentes áreas do depósito, já que cada área possuía uma única identificação, devidamente cadastrada e controlada pelo computador. Com isso foi possível aumentar a densidade da armazenagem nos CDs, pois não mais existia a obrigação de reservar espaços para o estoque máximo de cada item (Sucupira, 2003). Estes primeiros sistemas de gerenciamento eram classificados como WCS (Warehouse Control System ou Sistema de Controle de Armazém).
O desenvolvimento tecnológico voltado ao processo de armazenagem se caracterizou através do aprimoramento e customização dos equipamentos de movimentação e estocagem de materiais, capacitação dos recursos humanos envolvidos na armazenagem, e o aprimoramento da tecnologia de informação aplicada aos