WMS (Warehouse Management System)
É uma tecnologia utilizada em armazéns e cd’s onde ele integre e processa as informações de localização de material, controle e utilização da capacidade produtiva de mão-de-obra, além de emitir relatórios para os mais diversos tipos de acompanhamento de gerenciamento.
Este sistema tem capacidade de controlar o dispositivo de movimentação de material feito por Veículos Guiados Automaticamente (AGV’s) e fazer interface com um Sistema de Controle Automatizado do Armazém (WACS) que tem a função de controlar equipamentos automatizados como as esteiras e sistemas de separação por luzes e carrosséis.
Objetivos do WMS
· Aumentar a precisão das informações de estoque – erros cometidos para mais ou menos, causam faltas e excessos em estoque, elem de provocarem sérios problemas de atendimento ao cliente.
· Aumentar a velocidade e qualidade das operações de cd – com o uso de equipamentos de movimentação automatizados, controlados pelo próprio sistema computadorizado (WACS), de controle de dados através de códigos de barras e da comunicação on-line por radiofreqüência.
· Aumentar a produtividade do pessoal e dos e dos equipamentos do depósito – os sistemas WMS, através do seu princípio de convocação ativa e da sua habilidade em trabalhar com equipamentos de movimentação automatizados, propiciam grande redução de custos com pessoal, além, de reduzir a necessidade de equipamentos para a mesma quantidade de movimentação, se estas fossem feitas através de sistemas tradicionais.
Funcionalidades
Agendamento de recebimento – através de informações, mostra em qual horário e local uma operação deverá ser executada, realizando o cálculo de recursos e tempo para aquela operação. Recebimento - nessa etapa, todos os volumes são conferidos, caso haja qualquer inconsistência, ficará registrado em sistema. Endereçamento - uma vez conferido, o sistema calcula os espaços disponíveis e