Sistema de gerenciamento de armazéns(wms-warehouse management system)
O software de gerenciamento de depósito auxilia as empresas na busca de melhorias nos processos de armazenamento e distribuição de materiais, através de funcionalidades impensáveis em décadas passadas, tais como: roteirização (desenvolvimento de uma melhor picking list), parametrização de cargas, controle real time de inventários, etc.
Em termos mais simples proporciona um alto nível de controle menos suscetível a falhas e mais dinâmico no gerenciamento de informações e resolução de tarefas, utilizando dados recebidos dos mais variados setores empresariais: financeiro, produção, comercial, P&D, etc. Através disso, a empresa é capaz de receber, inspecionar, estocar, separar, embalar e expedir mercadorias de uma maneira muito mais eficaz.
A gestão estratégica do tempo, visível depois de implementado o projeto, proporciona uma sensível redução de custos principalmente no quesito de eficiência de mão de obra e na redução na quantidade de estoques, ferramentas fundamentais para estimular a competitividade e agregar valor ao produto final.
2. OBJETIVOS BÁSICOS DO SISTEMA
Aumentar a precisão das informações de estoque: a preocupação dos fornecedores de serviços logísticos com a precisão e acuracidade das informações é justificável, afinal faltas e excessos de estoque são prejudiciais tanto à empresa quando aos consumidores. Com a implementação de um WMS, o controle de estoque acontece em tempo real e digitalmente, sem a necessidade da ida ao centro de distribuição para inspecionar fisicamente. É possível efetuar um total controle sobre prazos de validade, datas de entrada/saída das mercadorias e suporte total ao consumidor com porcentagem baixíssima de erros.
Exemplo: o cliente efetua uma compra na loja preferida e já é informado se há disponibilidade daquele produto no estoque, qual o prazo de entrega, qual a procedência do produto (de que lugar ele será despachado ao cliente).
Aumentar a velocidade e qualidade das operações do centro de