Warehouse Management System
553 palavras
3 páginas
O WMS, ou Warehouse Management System, significa “Sistema de Gerenciamento (ou gestão) de Armazéns”. Este sistema assume o total controle do Armazém desde a chegada do material, passando pelo armazenamento no estoque, até o fim do seu ciclo pelo setor de expedição. Os Armazéns que não utilizam este sistema, a cada dia vão evoluindo o número de operações dentro da armazenagem do estoque. Cada membro da equipe realiza a sua função e a soma dessas atividades é o que faz o sistema operar. Mas como este é um processo mental, ás vezes pode ocorrer erros e equívocos que fazem essa cadeia não ter a mesma eficácia e, a partir disto, é que surgem os problemas. Isto pode ser devido à falta de informações, organização, compromisso, planejamento, entre outros. Um Armazém muito grande e movimentado que ainda funciona neste sistema “mental” certamente pode sofrer as consequências da desorganização. O Sistema WMS tem como seus principais objetivos reduzir o tempo destes processos (de chegada, armazenagem e saída) do Armazém; estabelecer a ordem; planejar os recursos; evitar perdas; eliminar a falha de comunicação; reduzir o custo operacional e dar ao cliente final maior confiabilidade no serviço prestado. Principais funções do WMS:
Rastreabilidade das Operações e aumento no Controle do Estoque: Todas as movimentações do Armazém são registradas em tempo real, inclusive quanto a identificação do operador ou equipamento que realizou a tarefa, permitindo assim, o registro do “histórico” de cada uma das atividades do Armazém.
Planejamento ou Controle de Capacidades: Por meio do cadastramento de todos os produtos recebidos e expedidos, operadores, empilhadeiras, entre outros, como também do cadastramento do consumo de recurso de cada uma das tarefas, pode-se realizar um planejamento de atividades com a possibilidade de se avaliar antecipadamente com os “gargalos” de modo a se tomar medidas de realocação de recursos com a