AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SECULO XXI
Aloisio Carneiro
Ciências da Educação
RESUMO
O texto procura refletir sobre a Educação em seu momento atual. A transitoriedade e evolução através do tempo e suas necessidades prementes em relação às competências para educar neste mundo. Modelos baseados na liberdade democrática, suas novas tecnologias e necessidades da aprendizagem.
PALAVRAS CHAVE : Educação, competências, aprendizagem, educador
ABSTRACT
The text tries to reflect on education in its current time. The transience and evolution over time and their pressing needs in relation to skills to educate this world. Models based on democratic freedom, new technologies and their learning needs.
KEYWORDS: Education, skills, learning, teacher
INTRODUÇÃO
A palavra competência significa aptidão, habilidade para cumprir determinada tarefa, seja qual for a sua função. Quando se trata da educação o enfoque é ainda maior pois o elemento que visa transmitir o conhecimento, necessita sobretudo de capacidade e aptidão para difundir o conhecimento da melhor forma.
É certo que a educação mudou desde o século XIX até os dias de hoje, assim como as competências necessárias ao educador, para cumprir o seu papel também.
Competências para ensinar e formação de professores
Para Perrenot, devemos aproveitar o início do século XXI, para repensar a formação continuada dos futuros professores, seja no curto espaço prazo ou no longo prazo.
Para exercer suas funções, o educador necessita de muitas competências e, sem dúvida necessitam de permanente atualização em face as novas tecnologias, novos comportamentos sociais, culturais, políticos ou ideológicos. A formação destes professores, não é possível sem a escolha de um modelo que carregue também, escolhas ideológicas.
A metodologia e a lógica do ensino no passado consideravam a lógica do aprendizado da formação humana, voltada para o cotidiano ao contrário de um aprendizado mais técnico e de uma formação