Gla Cia Souza
Psicologia/ 5º termo
Texto: Resumo da Psicanálise
(PARTE V)
Unifadra
2015
Resumo da Psicanálise
Parte V
Primeiramente, a pesquisa analítica possuía o objetivo de investigar as condições de surgimento de alguns estados psíquicos doentios, porém houve a descoberta de uma ‘’Nova Psicologia’’ (Foi quando se chegou à interpretação dos sonhos mediante a técnica analítica). Ou seja, a Psicanálise, a teoria dos processos psíquicos mais profundos, não diretamente acessíveis à consciência.
Tal descoberta fez a transição da atividade psíquica do indivíduo para as funções psíquicas dos povos e comunidades humanas, ou seja, da psicologia individual para as massas.
Outro fato que fora descoberto foi que, nas camadas profundas da atividade mental inconsciente, os opostos não são diferenciados um do outro, mas sim pelo mesmo elemento. A equivalência de opostos no sonho é um traço arcaico universal do pensamento humano.
A psicanálise logo tomou conhecimento das forças que lutam entre si na neurose obsessiva, até seus conflitos acharem singular expressão no cerimonial das ações obsessivas. E, aplicada também nas áreas não médicas, a Psicanálise não pode deixar de ferir preconceitos bastante apreciados, de tocar em suscetibilidades profundamente enraizadas e, assim, despertar hostilidades de base essencialmente afetiva. Ou seja, a aplicação da psicanálise aos mais diversos âmbitos da atividade espiritual humana produzirá resultados importantes e até agora inalcançáveis.
Pode se dizer que o principal motor da evolução cultural do ser humano foi a privação externa real, que lhe negou a cômoda satisfação de suas naturais necessidades e o expôs a perigos imensos. Essa frustração externa o obrigou á luta com a realidade, que resultou em parte na adaptação a ela, em parte no domínio dela, mas também levou ao trabalho em comum e à convivência com os semelhantes, o que já implicava uma renúncia a vários impulsos