wanderson
Hadanan Henrique
Wanderson Rodrigues
Curso: Biomedicina
Ácido Úrico
O ácido úrico é uma substância que se forma normalmente quando o organismo decompõe produtos de excreção denominados purinas. O ácido úrico em geral dissolve-se no sangue e passa para a urina através dos rins.
Purinas são bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo Adenina (A) e Guanina (G) são as purinas que por ponte de hidrogênio se ligam as pirimidinas Timina (T) e Citosina (C) geralmente são pouco solúveis em água de ph neutro.
Problemas relacionados
Os cristais de ácido úrico podem formar pedras nos rins, nos ureteres (tubos que ligam os rins com a bexiga), ou na própria bexiga como gota, artrite.
Vários fatores podem permitir a formação desses depósitos, pode ocorrer depósitos quando você não bebe a quantidade de líquidos suficientes para que a urina possa dissolver todo o ácido úrico.
Podem também formar-se depósitos em decorrência de anormalidades metabólicas, como, por exemplo, a incapacidade do organismo de tornar a urina menos ácida. Tofos
Após vários anos, os cristais de ácido úrico podem acumular-se na articulação e nos tecidos circunjacentes, formando grandes depósitos denominados Tofos, que têm o aspecto de caroços debaixo da pele.
Os Tofos são encontrados com frequência ao redor das articulações afetadas por ataques de gota anteriores, em cima dos dedos das mãos e dos pés e na borda externa da orelha.
Como tratar o ácido úrico alto? O tratamento para ácido úrico alto deve ser orientado por um reumatologista, mas, geralmente, inclui o uso de remédios para ácido úrico como Alopurinol, Probenecida ou
Sulfinpirazona, e o uso de anti-inflamatórios, como Indometacina ou Ibuprofeno, para aliviar as dores nas articulações.
Durante o tratamento, também é muito importante fazer uma dieta para ácido úrico, evitando evitar o consumo de alimentos ricos em purina, como as carnes vermelhas, peixes e frutos do mar, assim como dar