relat rio inog 4 imprimi

1182 palavras 5 páginas
Curso Superior de Bachareelado em Química
Química Inorgânica IV Laboratório
Professor: Carlos Eduardo

Relatório de Aula Prática IV

Cobre, Prata e Ouro

Alunos: Aline Caldeira Nayana Miranda

Nilópolis
2015

INTRODUÇÃO
Em química denomina-se grupo ou família cada coluna vertical da tabela periódica. Os elementos pertencentes ao mesmo grupo apresentam propriedades semelhantes e, em geral, o mesmo número de elétrons no nível mais externo de energia (camada de valência).
Não é por acidente que vários destes grupos correspondem diretamente a séries químicas: a tabela periódica foi criada originalmente para organizar as séries químicas conhecidas num esquema único e coerente.
A explicação moderna do padrão da tabela periódica é que os elementos num grupo têm configurações semelhantes na camada de elétrons mais externa dos seus átomos: visto que a maioria das propriedades químicas tem a ver com as interações dos elétrons exteriores, isto tende a dar aos elementos do mesmo grupo propriedades físicas e químicas semelhantes.
Os grupos da tabela periódica são numerados de 1 a 18, antigamente numerados de 1 a 8, com subdivisões A e B dependendo se são elementos representativos ou de transição, respectivamente.
Todos os elementos do grupo 11 tem elétrons S externo, além de nível d completo.Apresentam mais diferença que semelhanças em suas propriedades.O cobre é moderadamente abundante, em peso, na crosta terrestre.
As pepitas de cobre naturais (isto é, pedaço de metal) eram antigamente encontradas, mas essa fonte está agora praticamente esgotada.
Já a prata é encontrada na forma de minério do grupo sulfetos ou como prata nativa. A prata é muito usada em: emulsões fotográficas, joalherias e ornamentos de prata, em baterias e na fabricação de espelho.
O ouro antigamente era encontrado na forma nativa, como pepitas. O ouro é muito denso e sedimenta

Relacionados