Wanderson
Neste trabalho será realizada uma análise critica da docência do Ensino Superior no Brasil com ênfase na formação de professores de Matemática, o texto apresentará seu enfoque na legislação brasileira, com ênfase na formação dos professores universitários e definirá verificar os novos desafios postos à educação superior do país.
O trabalho foi realizado com base em pesquisa bibliográfica, através de levantamento de documentos, em livros, textos doutrinários, artigos, revistas, entre outras fontes, que possam fornecer material que embase o tema.
A princípio o texto aborda a formação da nova legislação educacional brasileira. Sua corporificação na Lei 9.394, de dezembro de 1996, apresenta traços marcantes do esforço sintetizador e da visão antecipatória de Darcy Ribeiro.
Darcy Ribeiro, no ano de 1996, foi o responsável por criar a LDB, para tanto, empenhou sua capacidade criativa em um texto legal reduzido o suficiente para mantê-lo genérico e flexível, garantindo as transformações educacionais exigidas pelo país.
Neste estudo abordaremos a situação profissional em que se encontra o professor no ensino superior, no tocante à afirmação de sua identidade e também analisando as condições de exercício desse profissional resultantes de uma ausência de formação inicial e continuada capaz de selar a capacidade autodidata do professor, que de acordo com o novo modelo de sociedade e seus paradigmas emergentes, vem sendo classificada como insuficiente.
Outro objetivo desse estudo é analisar a realidade vivida pela educação superior brasileira em nossos dias, em especial no tocante a formação dos professores de Matemática.
O estudo remete à percepção da necessidade de se melhorar a qualidade e eficácia da formação dos educadores como sendo a medida fundamental para o atendimento da construção profissão do professor.
Assim diante dos desafios contemporâneos da profissão de professor, é importante que se pense uma prática reflexiva tanto da dimensão pessoal quanto