WALLON
WALLON TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
A afetividade na teoria, vai designar os processos psíquico que acompanham as manifestações orgânicas da emoção. Caracterizando, então, o aspecto cognitivo do desenvolvimento.
O desenvolvimento segundo Wallon se divide nas seguintes etapas:
Impulso emocional- as manifestações cada vez mais expressivas, intencionais. Contudo antes de se caracterizar como processo relacional, o estágio impulsivo-emocional aponta para o fechamento da consciência sobre si, isto é para identificação entre a criança e o outro.
Sensório motor e projetiva- É quando as coisas deixam de ser apenas exploradas e manuseadas e se tornam significantes, isto é, adquirem dimensão além do aqui e do agora. Á autonomia senso- motora adquirida com o andar segue-se de maneira quase imediata a entrada no mundo dos signos, que emancipa a criança da realidade.
Personalismo- Essa conquista vai fazer com que se volte de novo para o mundo humano, no qual se colocará, sucessivamente, em situação de oposição, sedução e imitação, iniciando uma fase centrípeta do desenvolvimento.
Categorial- O maior domínio do universo simbólico permitirá que ela se dirija a objetos não necessariamente presente, sobre os quais será capaz de pensar e operar.
Essas etapas se iniciam desde o nascimento onde o bebê se manifesta apenas por reflexos e movimentos impulsivos, a criança vai avançando e começa a falar, andar, mais tarde começa a construção da personalidade e a construção da consciência de si.
VISÃO PEDAGÓGICA
Wallon foi um teórico que repensou o ser criança, investigando todas as suas etapas do desenvolvimento dentro do contexto social, suas considerações nos faz refletir no cuidado que devemos ter ao nos depararmos com sujeito em formação o que implica a necessidade de uma pratica pedagógica. É necessário prestar atenção, o desenvolvimento da pessoa se completa no meio em que ela esta imersa com seus