cachaça
A destilação é feita em colunas de destilação industrial
Pode receber adição de açúcar e caramelo para correção de cor
Pode utilizar aditivos químicos no processo de fermentação a legislação não estabeleça distinção entre os produtos finais das destilarias industriais e dos alambiques artesanais, existem, na prática, diferenças entre cachaça de alambique e cachaça industrial.
As cachaças industriais são controladas por empresas e a cana-de-açúcar é cultivada em grandes áreas
O processo de produção também é diferente, pois em larga escala utiliza-se, muitas vezes, colunas de destilação e tonéis de aço-inox, a adição de produtos químicos na fermentação e não se separa a parte nobre do destilado. No processo artesanal, a destilação é feita em alambiques de cobre (Figura 2) e a fermentação ocorre de forma natural. Fig.2. Alambique de cobre com coluna de aço.Foto: Patrícia Wyler. Fig.3. Alambique de cobre com alvenaria.Foto: Rogério Sakai. Fig.4. Alambique de cobre.Foto: Celina Henrique. SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo SEAMA – Secretaria de Estado para Assuntos do Meio Ambiente/ES Vitória 2001
A produção da aguardente de cana pode também ser chamada de caninha ou cachaça. Esse tipo de produto desempenha uma importante fração no setor industrial brasileiro de bebidas, já que a produção é feita principalmente por micro, pequenas e médias empresas, passando a ser uma grande fonte de empregos (diretos, indiretos e informais) e renda. É um tipo de destilado que pode ser produzido artesanalmente ou em escala industrial. Já se tornou a segunda bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros, com 1,3 bilhão de litros produzidos anualmente, perdendo somente para cerveja.
Durante a produção da cachaça artesanal difere da industrial, pois, usa a cana-de-açúcar