WALLON
INTRODUÇÃO;
ASPECTOS GERAIS DE SUA TEORIA: A PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA;
O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA;
SEU MÉTODO DE PESQUISA;
CAMPOS FUNCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA;
Introdução
Falar que a escola deve proporcionar formação integral (cognitivo, afetivo e social) às crianças é comum hoje em dia. Mas no início do século passado, porém, essa ideia foi uma verdadeira revolução no ensino. Uma revolução comandada por um médico, psicóloga e filósofo francês chamado Henri Wallon. Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição (sabedoria ou saber) eram o máximo em termos de construção do conhecimento.
A PSICOGÊNESE Wallon dedicou-se a pesquisar a psicologia genética (PSICOGENÉTICA), ou seja, a gênese dos processos psíquicos. Para ele a gênese da inteligência é biológica e social, ou seja, o ser humano é organicamente social e esta estruturação orgânica supõe a intervenção da cultura. Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento humano para Wallon é centrada na pessoa completa, partindo do que vem antes na cronologia das transformações por que passa o sujeito, é o procedimento capaz de compreender de modo global a totalidade da vida psíquica (sem fragmentá-la em elementos estanques). A observação é o principal método de pesquisa preconizado por Wallon, à existência do homem, ser indissociavelmente biológico e social, se dá entre as exigências do organismo e da sociedade. Nesse sentido, os estudos do psiquismo se situam, portanto entre os campos das ciências naturais e sociais.
O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA A gênese da inteligência para Wallon é biológica e social, ou seja, segundo este autor o ser humano é organicamente social e esta estruturação orgânica supõe a intervenção da cultura. Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento humano para Wallon é