Placas e CPU
10
Placas de CPU
Placas novas e antigas
Quem precisa entender hardware a fundo não pode deixar de conhercer todos os tipos de placas de CPU, sejam novas ou antigas, sejam enquadradas em padrões de mercado ou em “padrões proprietários”. Para montar computadores, o ideal é conhecer as placas mais modernas e que atendam a formatos padronizados, como ATX, Micro ATX e Flex ATX. Para quem vai fazer manutenção, é também importante conhecer as placas no formato AT, bem como as de formatos LPX e NLX, utilizados em micros ultra compactos produzidos por fabricantes famosos, como Compaq e IBM. Apesar de serem muitos modelos, todas essas placas têm muitas características em comum.
Comerçaremos apresentando as placas nos padrões AT, ATX, Micro ATX e
Flex ATX, por serem as mais comuns, equipadas com processadores a partir do Pentium. Terminado este estudo vamos apresentar placas de CPU um pouco mais antigas, equipadas com processdores entre 286 e 586. Afinal, para quem trabalha com manutenção, é razoável a probabilidade de enfrentar defeitos em um desses velhos PCs. Finalmente apresentaremos os padrões LPX e NLX, para o caso de você precisar fazer manutenção em um micro de grife e ultra compacto.
AT e a família ATX
A maioria das placas de CPU modernas utiliza o padrão ATX. Existem ainda muitos modelos que usam os chamados Micro ATX e Flex ATX.
Tratam-se de placas com características técnicas similares às do padrão ATX, porém com dimensões menores. Finalmente, encontramos ainda alguns poucos modelos novos no padrão AT. Para quem vai fazer manutenção e instalações em um PC um pouco antigo (anterior a 1999), existe a grande chance de que a placa de CPU encontrada seja do tipo AT. Apesar dos
10-2
Hardware Total
formatos e algumas funções serem diferentes, a maioria dos componentes são idênticos, por isso optamos por apresentar todos os tipos de placas de CPU neste capítulo, obviamente dando prioridade às placas ATX, que são as