Wal mart na china
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS CONTÁBEIS, ATUARIAIS E FINANCEIRAS
CURSO
MBA Controller Concentrado T2
DISCIPLINA
Estudo de Caso I
TEMA
Caso Wal- Mart – Every Day Low Prices in China
SÃO PAULO, 23 DE JULHO DE 2012
Caso Wal- Mart – Every Day Low Prices in China
Introdução :
O Wal-Mart é hoje a maior e mais influente empresa do mundo, levando-se em conta o faturamento. O desenvolvimento deste conglomerado foi espantoso. Após um inicio tímido como uma rede de supercados interiorana, Sam Walton, fundador da rede, construi algo que dificilmente podemos imaginar ser possível no presente. Walton era o típico empreendedor , começou do zero e cometeu uma série de erros, porém manteve-se fiel ao sonho de construir uma garnde empresa.
Sua genialidade, centro da fórmula de sucesso do Wal-Mart residia numa idéia aparentemente simplória, compre barato, venda barato, mantenha as prateleiras bem sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência. Isso se tornou uma espécie de dogma da companhia.
A História da maior rede varejista do mundo começou a ser efetivamente traçada, quando o Walton se mudou para uma cidadezinha de hábitos caipiras no interior de Arkansas.O Wal-Mart é mais que um empreendimento é quase uma religião, cujo principio fundamental é lucar muito e sempre.
Avaliando aspectos Marketing :
Quando o Wal-Mart desembarcou na China, tentou implantar na terra da muralha o jeito americano de fazer compras. Mesmo assim, insistiram em repetir no país milenar o mesmo que faziam em casa. Até que a multinacional do varejo viu-se contra a parede ou crescia na China ou veria os negócios encolher.
Nada, entretanto, se compara à explosão do mercado chinês. Espera-se que a classe média chinesa deva quintuplicar até 2015, formando um conjunto de 200 milhões de pessoas com dinheiro no bolso e sede de gastar. Para o Wal-Mart, essa crescente classe média forma um terreno