Vídeo documentário: A EDUCAÇÃO É O DESTINO
Tema:
A EDUCAÇÃO É O DESTINO
Anastácio - MS
Vídeo documentário: A EDUCAÇÃO É O DESTINO
1. SINOPSE
O presente projeto visa mostrar os vários caminhos que um jovem/ adolescente pode ter quando usa a educação e/ ou estudo para a sua formação sóciopolítico e cultural. Mas, também enfocará o caminho da formação sóciopolítico e cultural sobre influências negativas que estão presente no dia-a-dia na sociedade, ou seja, quando uma pessoa é obrigada a abandonar seus sonhos por fazer uma escolha errada em algum ponto de sua formação.
O projeto visa mostrar por meio de filmografia, fotografia, áudio e textos, reunido em um documentário de curta metragem os vários caminhos que um cidadão pode ter quando trilha a sua formação por meio da educação.
O projeto fará uma abordagem sempre focado em dois caminhos: o da educação como agente de formação social e cultural e outro sobre as influências negativas que estão presente no dia-a-dia na sociedade.
2. ARGUMENTO
“Falar da educação do nosso tempo não é uma tarefa das mais fáceis, porque ela está envolta em uma complexa teia de significados e contradições que por vezes torna difícil a sua compreensão, principalmente por que na sociedade capitalista, de classes, o educador deve se posicionar em relação ao funcionamento desta sociedade e sobre a “função” que desempenha nessa estrutura. Do ponto de vista teórico e prático, deve optar entre oferecer esperanças aos alunos, possibilitando a eles acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade ou deixá-los na ignorância e excluídos do processo cultural, social, político etc. Assim, a opção é pensar a escola atual e principalmente a escola pública popular, a escola que atende os setores populares, levando em conta que a escolarização formal possui algum valor objetivo para os setores populares, no contexto político e econômico como o que vivemos. A escola pública recebe a maior