Pós em Mídias da Educação
DISCIPLINA: GÊNEROS INFORMATIVOS DA TV
POLO: PATOS DE MINAS / TURMA 01
CURSISTA: ANDREIA ANACLETES SOUSA RIOS
TUTORA A DISTÂNCIA: RAFAEL SOARES DE OLIVEIRA
Tarefa
Ao longo das semanas, faremos algumas atividades para colocar em prática nosso conhecimento, porém a tarefa valendo pontos será realizada na semana 4.
• Análise de documentários e reportagens
Com base nos nossos estudos, você consegue identificar as diferenças entre um documentário e uma reportagem? O que acha de exercitarmos o nosso olhar a partir da análise crítica de dois exemplos?
Objetos de estudo: vamos analisar o documentário “Ilha das Flores”, produzido em 1989 pelo diretor Jorge Furtado, e uma reportagem sobre moradores de rua do programa Globo Repórter, exibido no dia 10/05/2013 pela Rede Globo.
Tarefa: analisar os vídeos a seguir e refletir sobre as principais características de cada gênero apresentado, principalmente contemplando as questões estéticas de cada um. Apontar como o tratamento estético das reportagens é bastante padronizado. Indicar os momentos em que a fotografia, o movimento de câmera, a edição e a montagem, a trilha sonora são elementos importantes para construção de sentido no documentário, diferenciando os gêneros.
Muitas vezes, o documentário é confundido com a reportagem. Afinal, ambos procuram tratar seus temas de forma aprofundada, apoiando-se na realidade imediata e no registro de imagens, falas, gestos, diálogos e expressões. Outra diferença entre os gêneros diz respeito à utilização das imagens e da voz em off . Na reportagem televisiva, as imagens têm um papel ilustrativo, confirmando tudo o que é dito pelo jornalista ou pelos entrevistados. Elas também são sempre sobrepostas pela voz em off que, por sua vez, procura explicar as imagens apresentadas na televisão. No documentário, o off não é um