Vários
Estes textos a seguir vêm retratar a relação histórica e esclarecer as diferenças entre duas arquiteturas de processadores, as quais chamadas de RISC (Reduced Instruction Set Computing ) e CISC (Complex Instruction Set Computing) cobrindo conceitos desde seus surgimentos às suas características em relação a arquitetura e programação, procedendo informações e comparações .
Conceito e diferenças
A CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções, no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas. Suas instruções em maioria são complicadas fazendo muitas operações a uma só função dada.Eis suas tais características:
Elevado número de instruções incluindo operações complexas.
Instruções de tamanho variável.
Muitos formatos de instruções.
Grande número de modos de endereçamento.
Poucos registros, alguns com utilizações pré-definidas.
Utilização intensiva de operandos em memória.
Modos de endereçamentos complexos permitem que muitos endereços possam ser calculados pelo hardware.
2 operandos por instrução.
Parâmetros e endereço de retorno na stack (Em ciência da computação, uma pilha (stack ) é um tipo abstrato de dado e estrutura de dados baseado no princípio de Last In First Out (LIFO). Pilhas são usadas extensivamente em cada nível de um sistema de computação moderno).
Operações complexas na stack.
Operações complexas implementados com uma única intrução.
A RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, assim executa com mais rápido o conjunto de instruções que são combinadas. Eis suas características:
Reduzido o número de instruções que realizam operações elementares.
Instruções de tamanho fixo.
Poucos formatos de instruções.
Poucos modos de