Válvulas pneumaticas
Curso de Eletromecânica Industrial
Antonio Henrique da Silva Neto
VÁLVULAS PNEUMÁTICAS
Campo Formoso-BA
2014
1. VÁLVULAS PNEUMÁTICAS
A válvula e um componente do circuito pneumático que se destina a controlar a direção, pressão e/ou vazão doar comprimido. Elas são de controle direcional com vias reguladores de vazão ou pressão e desbloqueio, com diversos tipos de atuadores, ou seja, São elementos de comando que regulam vazão, pressão e direção do ar comprimido. As Válvulas podem ser direcionais, reguladoras de fluxo, de bloqueio, de pressão e combinadas.
1.2. Válvulas Direcionais: As Válvulas direcionais controlam o trajeto do fluxo do ar
Válvulas Direcionais - Números de vias: É o número de conexões de trabalho que a válvula possui. É considerada como via a conexão de entrada de pressão, conexões de utilização e as de escape. A comutação das válvulas depende de um acionamento externo, que são eles: musculares, mecânicos, pneumáticos, elétricos e combinados.
Acionamentos musculares: Sendo conhecidas como válvulas de painel, o comando da válvula é realizado geralmente pelo operador do sistema. Acionamento Mecânico: Válvula com esse acionamento o comando se dá através de um contato mecânico sobre o acionamento, colocado estrategicamente ao longo de um movimento qualquer, para permitir o desenrolar de sequencias operacionais. Acionamento Pneumático: O comando se dá através da comutação pela ação do ar comprimido, proveniente de um sinal já preparado pelo circuito e emitido por outra válvula. Sendo:
Comando Direto por Alívio de Pressão (Piloto Negativo): Os pistões são pressurizados com o ar comprimido proveniente da alimentação. Um equilíbrio de forças é estabelecido na válvula; ao se processar a despressurização de um dos pistões, ocorre a inversão da válvula.
Comando Direto por Aplicação de Pressão (Piloto Positivo): Um impulso de