CANTAR RIMA COM APRENDER
Catia Rocelia Lima Silva
Joelma dos Santos Falcão
Orientadora: Tereza Bom-Fim
RESUMO:
Este artigo tem por objetivo refletir acerca da presença da música no cotidiano escolar infantil. Deseja-se saber se as crianças demonstram maior interesse e participação nas rodas cantadas e de conversas e, ainda, se o desempenho delas em relação à oralidade e à leitura melhora. Sabe-se que as canções infantis carregam um potencial integrador, produtivo e envolvente não só para crianças como também para jovens e adultos. Mesmo o professor, ao desempenhar o seu papel de mediador nessas situações interativas, cresce e avança em seu percurso formativo. Este estudo está fundamentado em textos de teóricos que abordam o referido assunto. E, em especial, baseia-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Palavras-chave:
Criança; Brincadeiras; Cantigas; Aprendizado
1. INTRODUÇÃO
O presente documento trata da relação que a música tem com a criança, de alguns benefícios que a mesma proporciona para o ambiente escolar e traz uma proposta lúdica para os educadores, de modo particular aos dos anos inicias. Apresenta um relato de uma experiência com a prática de atividades musicais com crianças e fundamentadas em pesquisa bibliográfica. Fundamenta-se principalmente no, que apresenta uma série de propostas ao educador, ressaltando a importância da educação musical no contexto infantil.
Também aborda a educação musical e brinquedos cantados que fazem parte da cultura musical. Vem nos trazer uma reflexão através das idéias de estudiosos no assunto canções infantis e que a música pode ser uma facilitadora do aprendizado por está inserida no ser humano por meio de vários fatores sócios- históricos. Tem por objetivo mostrar que as crianças quando cantam no cotidiano escolar, desenvolvem melhor a leitura e a escrita.
1.1 O QUE FIZEMOS
Um breve experimento foi realizado em uma classe de primeiro ano