Valvúlas pneumáticas
Válvulas tipo globo
Válvulas tipo globo funcionam pelo movimento de um disco ou de uma cunha redonda, fechando um orifício para bloquear o fluxo do fluido. O movimento do disco e o fechamento do orifício são feito no sentido vertical ao eixo da válvula, induzindo o fluxo a mudar de direção duas vezes por 90º. Esta mudança de direção causa uma lata turbulência no fluido e conseqüentemente uma alta perda de carga ou energia no fluxo.
Válvulas tipo globo são empregadas para regulagem de fluxo e para melhor fechamento em fluidos que contenham algumas partículas solidas em suspensão.
Quando para melhor fechamento do fluxo, em fluidos que contenham algumas partículas solidas em suspensão, e onde a regulagem do fluxo não precisa ser muito fina, é melhor selecionar um disco de material sintético como borracha ou neoprene. Quando o fluido for isento de partículas solidas em suspensão, o disco poderá ser de material metálico para se obter uma vida útil mais longa.
Válvula tipo macho
A construção da válvula é bem simples, tendo um corpo tubular do mesmo diâmetro que o da linha. O obturador é um cilindro, atravessando o corpo no sentido perpendicular. Este cilindro possui um furo passante que, quando é alinhado com a direção do fluxo, permite que o fluido passe. Girando este cilindro por 90 graus, e assim desalinhado-o da direção do fluxo, a válvula fica fechada, não permitindo o fluxo do fluido.
Válvulas tipo macho são geralmente fabricadas em bitolas de 3 ou 4 polegadas ou maiores. Em alguns casos especiais, porem, podem ser fabricadas em bitolas menores. Um exemplo disto são as válvulas de gás no forno domestico que são de ¼ de polegada.
O corpo da válvula PE quase sempre fundido em uma só peça, e por esta razão os materiais de construção mais usados são o ferro fundido, bronze, latão ou alumínio. Em bitolas menores o atuador mais comum é uma alavanca, e em bitolas maiores um volante com caixa de