VYGOTSKY
Contexto Histórico
Lev Semionovitch Vygotsky é um autor que nasceu na Bielo-Rússia, que depois (em 1917) ficou incorporada à União Soviética, e mais recentemente voltou a ser Bielo-Rússia. Coincidentemente, Vygotsky nasceu no mesmo ano que Piaget, em 1896, mas viveu muitíssimo menos que este último, pois morreu de tuberculose em 1934, antes de completar 38 anos. Ele sabia que iria morrer desde os 22 anos, pois naquela época a tuberculose era uma doença fatal. Então eu vejo a produção dele é apressada, de quem sabia que tinha tempo para pôr as coisas no papel. Além desta “ pressa” o estilo dos seus textos está associado a outro fator importante Vygotsky era uma pessoa jovem escrevendo, em um momento de muita efervescência intelectual e política, no fogo da Revolução Soviética, Estava muito empenhado no projeto de construção do homem novo, da sociedade nova, de uma nova psicologia. Os seus textos são densos demais, têm muita informação, e não correspondem ao estilo dos textos acadêmicos de hoje.
Vygotsky lia muito, autores russos e ocidentais, e assim há referência em sua obra a uma série de autores. Neste sentido o seu trabalho é bastante interessante, porém geralmente não há citação completa das obras mencionadas. Os tradutores atuais têm se preocupado muito em refazer este caminho. Há uma edição em russo das obras completas, em seis volumes, publicada no início dos anos 80, com traduções que estão sendo atualmente publicadas, nos Estados Unidos e na Espanha, simultaneamente, embora em sequência diferente. Ambos editores têm se preocupado em buscar as referências perdidas, realizando edições muito cuidadosas.
A citação de dados empíricos também não está dentro dos cânones da ciência contemporânea. Vygotsky usa experimentos com crianças quase como ilustrações de idéias dele, mais ou menos assim: “ foram testadas mais de 100 crianças, e sabe-se que a memória delas...”, fazendo então uma afirmação teórica baseada neste dado empírico.
Vygotsky morreu em