Vygotsky
Seus mais de duzentos artigos trataram de diversos assuntos, desde a neuropsicologia até crítica literária, passando por deficiência, linguagem, psicologia e educação. Faleceu aos 37 anos com tuberculose.
Teoria Sociointeracionista do Desenvolvimento:
O autor é, ao lado de Piaget, Wallon, uma reconhecida referência no que se refere aos estudos acerca do desenvolvimento intelectual do sujeito, que se inicia na infância, pois afirma que o mesmo se dá a partir das interações sociais e das condições de vida. Vygotsky é o responsável pela corrente pedagógica chamada sociointeracionismo. Nessa linha são levadas em considerações as coisas que vêm de dentro do sujeito e as coisas que vêm do ambiente.
Vygotsky postulou os denominados “Planos Genéticos de Desenvolvimento”, ou seja, quatro entradas de desenvolvimento que, juntas, caracterizariam o funcionamento psicológico do ser humano, a saber:
a) filogênese – diz respeito à história da espécie humana, que define limites e possibilidades de funcionamento psicológico, que define o que o ser humano pode fazer (andar) e o que não pode fazer (voar). Uma das características da espécie humana é a plasticidade do cérebro, que se adapta a muitas circunstâncias diferentes.
b) ontogênese – diz respeito a história do individuo da espécie, do desenvolvimento do ser, de uma determinada espécie. Por fazer parte de uma determinada espécie, todo membro dessa espécie passa por certo percurso de desenvolvimento que é definido e não outro. Nesse sentido, várias coisas são determinadas pela passagem daquele individuo da espécie por uma seqüência de desenvolvimento natural daquela espécie.