Vygotsky
MARTA KOHL DE OLIVEIRA
TEXTO E APRESENTAÇÃO
BIBLIOGRAFIA
Nasci em 1896, na Bielo-Rússia, país que fez parte da extinta União Soviética, e morri em 1934, de tuberculose, aos 37 anos. Era membro de uma família com uma situação econômica bastante confortável e uma das mais cultas da cidade. Formei-me em Direito, trabalhei como professor e pesquisador, nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Literatura, Deficiência Física e Mental. Com
Leontieve e Luria, formei um grupo de jovens intelectuais da Rússia Pós-Revolução que buscavam uma nova Psicologia. Embora minha produção não tenha sido um sistema explicativo completo, ela foi vasta. Escrevi cerca de duzentos trabalhos científicos que foram pontos de partida para inúmeros projetos de pesquisas posteriores. Os temas dessas publicações vão desde a neuropsicologia até a crítica literária, passando por deficiência, linguagem, psicologia e educação.
1 INTRODUÇÃO
Na área da Psicologia da Educação Piaget tem sido nossa principal referência historicamente. O aparecimento do Vygotsky trouxe uma outra alternativa, uma vez que Piaget não é um autor que se preocupe particularmente com a escola, com o professor, com a intervenção pedagógica.
O aparecimento do Vygotsky atrai os educadores, porque é um autor que fala da escola, fala do professor e valoriza a ação pedagógica e a intervenção.
É um autor que valoriza muito a escola, valoriza muito o professor, a intervenção pedagógica, o papel do educador na formação do sujeito, quer dizer, o sujeito que passa pela escola, tem na escola uma instituição fundamental para sua definição, para seu funcionamento psíquico.
2 PLANOS GENÉTICOS DE DESENVOLVIMENTO
Uma forma muito interessante de entrarmos na concepção de Vygotsky sobre desenvolvimento é uma questão que ele chamou de Planos Genéticos de Desenvolvimento. É uma idéia de que o mundo psíquico, o funcionamento psicológico não está pronto previamente, não é inato, não nasce com as