Vygotsky: desenvolvimento e aprendizado
Desenvolvimento e Aprendizado
1. Relações do desenvolvimento com os processos de aprendizado (ensino-aprendizagem);
Para Vygotsky o educador deve ter em mente a clareza dos objetivos daquilo que está ensinando, ou seja, a necessidade daquele conteúdo dentro do contexto social no qual ambos estão inseridos. Essa atuação vai de encontro com os três paradigmas da psicologia educacional no qual o aluno é visto primeiramente como mero absorvedor de idéias alheias não cabendo interpretá-las. Em seguida, o véu do questionamento é exposto, porém não há um uso prático na utilização dos assuntos estudados. Já no modelo educacional vigente, as propostas pedagógicas da teoria de Vygotsky são bem vindas, apesar de pouco utilizadas.
2. Desenvolvimento: nível de desenvolvimento real; nível de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal;
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento esta dividido em três níveis distintos e contínuos, ao qual avalia a capacidade de aprendizado da criança identificando em que nível ela se encontra.
É observando o desenvolvimento nas tarefas e aprendizado que podemos concluir o nível em que ela esta.
Vygotsky dividindo o desenvolvimento segundo o aprendizado que a criança vai adquirindo, separou-os em desenvolvimento real, desenvolvimento potencial e desenvolvimento proximal.
O desenvolvimento real caracteriza-se pelas etapas que já foram realizadas, demonstrando um desenvolvimento completo e consolidado.
Enquanto que, o desenvolvimento de nível potencial, demonstra que a criança só consegui desempenhar determinada atividade com a ajuda de um adulto, ou seja, sozinha ela não conseguiria desenvolver determinadas atividades. Para Vygotsky essa interferência é fundamental, porém ele deixa claro que nem todo indivíduo consegui realizar determinada atividade, e esta interferência modifica o resultado da dinâmica pessoal.
Já o desenvolvimento proximal, esta em constante transformação, o que