FICHAMENTO - VYGOTSKY APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO. UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO
RESUMO:
Marta Kohl de Oliveira é formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação/USP, fez mestrado e doutorado em Psicologia da Educação na School of Education da Stanford University (California, EUA). Dedica- se à pesquisa e à docência no ensino superior. O pensamento de Lev S. Vygotsky tem sido importante suporte teórico para suas pesquisas. Autora de várias obras, entre elas destaca-se, “Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico”, que aborda ideias Vygotsky de forma exata e acessível ao público alvo, que buscam interagir com crianças e adolescentes, com destaque no poder da cultura e da linguagem na formação do ser humano. O livro também reserva um espaço para uma cronologia sobre a vida e a obra do pensador.
PARECER POR CAPÍTULO:
Capítulo I – História Pessoal e História Intelectual
“A atuação intelectual de Vygotsky parece ter sido muito marcante para as pessoas a seu redor. Ele era um orador brilhante, que encantava a plateia que o ouvia.” (p. 21)
“É importante destacar qual o significado de síntese para Vygotsky, pois essa é uma idéia constantemente presente em suas colocações e é central para sua forma de compreender os processos psicológicos”. (p. 23)
O primeiro capítulo aborda a história de Vygotsky, como foi importante a influência familiar para os estudos do mesmo, abrangendo sua trajetória intelectual e frisando a grande quantidade de conquistas e trabalhos realizados em tão pouco tempo de vida. Destaca a não existência de uma “teoria Vygotskiana”, e descreve que síntese ao ver dele, seria o surgimento de algo novo que antes não existia.
Capitulo II – A mediação simbólica
“Um conceito central para a compreensão das concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico é o conceito de mediação. Mediação, em termos genéricos é o processo de intervenção