Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico
RESUMO
Marta Kohl de Oliveira, é formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação/ USP. Fez mestrado e doutorado em Psicologia da Educação na Shool of Education da Stanford University (California, EUA). Dedica-se à pesquisa e a docência no ensino superior. Autora de vários livros dentre eles, Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento: um processo sócio-histórico. A obra apresenta uma síntese das ideias de Vygotsky, situando o autor russo em seu contexto histórico e apresentando os principais conceitos de sua vasta e complexa obra. o objetivo teórico de Vygotsky levou a uma abordagem qualitativa, interdisciplinar e orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano, capaz de manter o interesse ainda hoje. Trata-se da tentativa de reunir, em um modelo explicativo, tanto os mecanismos cerebrais subjacentes ao funcionamento psicológico como o desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana, ao longo de um processo sócio Histórico. Enfatiza a importância da cultura e da linguagem na constituição do ser humano, e comenta algumas convergências e divergências entre Vygotsky e Piaget.
Capítulo 1 – História pessoal e história intelectual. “[...] A abordagem que busca uma síntese para a psicologia integra, numa mesma perspectiva, o homem enquanto corpo e mente [...]”. (p.23)
Para Vygotsky, as funções psicológicas possuem uma base biológica e o funcionamento psicológico baseia-se nas finalidades sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, sendo que estas se desenvolvem num procedimento histórico.
Capítulo 2 – A mediação simbólica
Para compreender as concepções vygotskyanas é necessário, antes, compreender os conceitos de intervenção. Onde se consiste no processo de influência do elemento intermediário em uma relação
Capítulo 3 – Pensamento e linguagem “A linguagem ordena o real, agrupando todas as ocorrências de uma mesma classe de