VYGOTSKY: APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO: UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO
Resumo:
Marta Kohl possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia Educacional - Stanford University (1977) e doutorado em Psicologia Educacional - Stanford University (1982). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento, aprendizagem, desenvolvimento humano e pensamento vigotskyiano. No livro de Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico demonstra um maior nível de aprendizado sendo ele na fase pré-verbal ao pré-intectual, que se refere no inicio da vida até a adolescência, que vai se dando o aparecimento do pensamento e da linguagem. Esse processo de aprendizado pode ser através de ferramentas, signos e mediação, estes conceitos dados nos traz uma grande facilidade de aprender ou memorizar ações do nosso cotidiano. Uma das formas utilizadas no desenvolvimento e aprendizado é através do sociocultural ou a parti do meio convivido, pois as crianças possui uma grande facilidade de aprende, tipo, tudo que é visto é tentado. Por tanto segundo Vygotsky, a individuo aprende e reaprende através da interação de um com o outro, em que haverá uma gradativa aprendizagem.
CITAÇÕES:
Capitulo I: História pessoal e história intelectual
“A maior parte de sua educação formal não foi realizada na escola, mas sim em casa, por meio de tutores particulares. Apenas aos 15 anos é que ingressou num colégio privado, onde frequentou os dois últimos anos do curso secundário, formando-se em 1913.” (p. 19)
“Foi professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental, atuando em diversas instituições de ensino