Vulcanismo
Geologia e Biologia
Professora Manuela Maria Lopes de Sousa
Elaborado por:
Cláudia Alves
Cristiana Videira Ramos
Francisco Fonseca
10ºA
2010/2011
I. Índice
Índice pág. 2 Problema pág. 3 Breve fundamento teórico pág. 3 Material pág. 4 Procedimento pág. 4 Resultados pág. 5 Discussão dos resultados pág. 7 Conclusão pág. 8
Bibliografia pág. 9
II. Problema
Problema nº1 – Quais as características das rochas magmáticas?
Problema nº2 – Como se forma um géiser na natureza?
Problema nº3 – Como se forma uma nuvem piroclástica?
III. Breve fundamento teórico
As rochas magmáticas são originadas a partir da consolidação do magma, sendo que através de sua textura pode-se determinar as condições geológicas em que estas rochas se formaram. Ao saber a textura, consegue-se determinar o tamanho e a disposição dos minerais que compõem a rocha.
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso. A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicar o turismo e consumir a renda pública e privada em reconstruções. Na Terra, os vulcões tendem formar-se junto das margens das placas tectónicas. No entanto, existem excepções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de pontos quentes.
Fig.1 – Imagem de um géiser.
Um géiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e