Inercia - força elastica
INERCIA
Um corpo que está em movimento, tende a continuar neste estado de movimento retilíneo e velocidade constante. E um corpo que está em repouso tende a continuar em repouso. Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia foi criada a partir das ideias de inércia de Galileu, Isaac Newton enunciou sua Primeira Lei com as palavras: "Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele". A primeira lei de Newton pode ser transcrita nesta forma: F=a.m (Aceleração*Massa será igual à força do corpo em movimento) Princípio da física dinâmica enunciado pela primeira vez por Galileu Galilei e desenvolvido mais tarde por Isaac Newton, que descreve o movimento dos corpos desprezando o efeito do atrito. Pode ser formulado da seguinte forma: “Se um corpo se deslocar em linha reta com uma certa velocidade, continuará indefinidamente em movimento na mesma direção e com a mesma velocidade se nenhuma força agir sobre ele.”
Exemplo da lei da Inercia, um corpo em movimento tende a continuar em movimento, neste caso os passageiros estão em movimento devido ao carro e mesmo após a parada o movimento continua até alguma força cessa-lo.
Energia Potencial Elástica A energia potencial, assim como a energia potencial gravitacional, está relacionada à posição que o corpo ocupa. Imagine um bloco de massa m preso a uma mola de constante elástica k. Para deformar a mola é necessário realizar um trabalho que é calculado da seguinte maneira: T = kx2/2.
Se o bloco for abandonado ele adquire energia cinética, no entanto enquanto estava preso ele possuía energia armazenada, ou seja, que ainda não havia sido transformada em energia útil ou cinética. Essa energia armazenada é chamada energia potencial elástica e pode ser calculada através do trabalho realizado pela força elástica: