Relat Rio F Sica
ALYSON ERNANI GOMES
DANIELE GONÇALVES
JULIANO SILVEIRA DE SOUZA
LUIS EDUARDO DE SOUZA CHOCIAI
APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS DAS AULAS DE FÍSICA EXPERIMENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
2012
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL
DESTINADO A: ENGENHARIA CIVIL
APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS REFERENTES AO 2º BIMESTRE
Apresentação realizada pelos alunos Alyson Ernani Gomes, Daniele Gonçalves, Luis Eduardo de Souza Chociai e Juliano Silveira de Souza ao professor Antonio José Camargo com o intuito de obter nota parcial referente à disciplina de Física, do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa
PONTA GROSSA
2012
Equilíbrio de um corpo rígido
1. Objetivos
Determinar o peso de uma barra através das condições de equilíbrio.
2. Materiais utilizados
Barra de forças
Pesos
Cordões suspensos através de duas roldanas fixas em uma haste
3. Procedimento experimental Primeiramente, deve- se suspender a barra por dois cordões através de duas roldanas fixas em uma haste, em seguida, deve- se fixar junto à barra uma força F3. Depois, deve-se estabelecer o equilíbrio da barra por duas forças F1 e F2 nas extremidades dos cordões. Após isso será necessário, determinar os ângulos formados pela barra com os cordões para pode calcular os momentos (torque). Depois disso, deve- se calcular o peso da barra aplicando as condições de equilíbrio.
4. Fundamentação teórica Como são as forças atuantes sobre os corpos que o aceleram, então o somatório das forças deve ser igual a zero ( F=0). Além disso, o somatório dos momentos deve ser nulo ( M=0) para garantir que o corpo não esteja girando.
5. Cálculos Utilizando uma força F1= 115,4 gf e um ângulo α= 130º, uma força F2= 100 gf e um ângulo β= 60º e uma força F3= 4 gf e um ângulo ɣ= 275º, vamos achar o peso calculado do corpo rígido utilizando as condições de equilíbrio.
Método