Relat Rio F Sica
FÍSICA ELÉTRICA E MAGNETISMO
LINHAS DE CAMPO
Aula Prática 02
MACEIÓ
2015
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
LINHAS DE CAMPO
Aula Prática 02
Introdução para a disciplina de Física Elétrica e Magnetismo, do curso de Engenharia de Petróleo da Faculdade Integrada Tiradentes, ministrada pela professora Nívia Fernanda Correa, como requisito para avaliação de parte da nota.
Título: Linha de Campo
Aluna: Sylvania Maria Silva dos Santos, Luiz Henrique Lira
Curso: Engenharia de petróleo
Turno: Manhã Data: 13/03/15
MACEIÓ
2015
LINHAS DE CAMPO (Aula Prática 02)
Autores: Sylvania Maria Silva dos Santos, Luiz Henrique Lira
Centro Universitário Tiradentes – UNIT AL
Curso Engenharia de Petróleo
RESUMO
No gerador eletrostático de Van de Graff, uma correia isolante recebe cargas superficiais que passam a ser transportadas a outro eletrodo, onde são removidas (como uma escada rolante transporta pessoas). Caracterizando-se assim uma corrente elétrica suficiente para gerar uma voltagem elevada por um curto período de tempo. O gerador eletrostático (Van de Graaff), pode ser entendido como uma esfera metálica isolada da terra que é permanentemente carregada (positiva ou negativamente) através desta correia., Por sua vez, esta correia, é carregada pelo atrito entre a polia e a correia (como se alguém continuamente esfregasse um bastão de plástico em um pedaço de feltro e encostasse o bastão na correia). Em pequenos geradores como este, a diferença de potencial é da ordem de KV (Quilovolt), enquanto que nos grandes aceleradores ela pode ultrapassar 10 MV.
As linhas de campo, também designadas por linhas de força, consistem nas linhas imaginárias num campo de forças que permitem que a direção e a intensidade do campo possam ser visualizadas. Foram inicialmente usadas nos campos elétrico e magnético. Nos campos elétricos são, por vezes, designadas por tubos de forças, por