RELAT RIO DE F SICA
Este trabalho tem o objetivo de mostrar, na prática e na teoria, as conclusões que alguns físicos chegaram a muito tempo atrás. Pode-se observar na prática o que está explicado na teoria, entendendo-se melhor as fórmulas e suas aplicações.
Podemos observar que essas teorias já foram estudadas há séculos, porém sempre estão inovando, e com isso, novos instrumentos são criados para exemplificar os experimentos e para facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam desses materiais de estudo.
A eletricidade e o campo magnético (objetos estudados neste relatório) são de importância fundamental para a humanidade e estão por toda a nossa volta, tanto na natureza como na nossa casa em equipamentos manipulado pelos homens.
Portanto, queremos estuda-los para melhor entender o seu funcionamento, o porquê da sua existência, como são as aplicações, a sua importância no desenvolvimento da humanidade.
2 GERADOR DE VAN DE GRAAFF
O físico americano Robert Jemison Van de Graaff inventou o gerador Van de Graaff em 1931. O dispositivo, que leva seu nome, tem a capacidade de produzir voltagens extremamente altas, até 20 milhões de volts. Van de Graaff inventou o gerador para fornecer a alta energia necessária para os primeiros aceleradores de partículas. Nos Estados Unidos, esses aceleradores de partículas eram conhecidos como esmagadores de átomos por acelerar partículas subatômicas a grandes velocidades e depois as "esmagar" contra os átomos do alvo. As colisões resultantes criavam outras partículas subatômicas e radiação de alta energia como os raios X. A capacidade de criar essas colisões de alta energia é o fundamento das físicas nuclear e de partículas.
Os geradores Van de Graaff são descritos como dispositivos eletrostáticos de corrente constante. Quando uma carga é colocada num gerador desse tipo, a corrente (amperagem) continua a mesma. É a voltagem (tensão) que varia com a carga. No caso desse gerador, conforme você se aproxima do