DENSIDADE Ok
Acacio R. Schimit; André Poffo; Cleverson Conradi; Diogo Serafim; Fernando Luis de Borba; Maiko Steffens
Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC; Instituto Superior Tupy – IST
Engenharia Mecânica – Turma EGM 311 – Química
1. INTRODUÇÃO
A densidade foi descoberta por volta de 250 a.C., em uma cidade chamada Siracura, na Grécia antiga pelo filósofo, inventor e matemático chamado Arquimedes. Contratado pelo rei Hieron para descobrir se sua coroa possuía apenas ouro, pois desconfiava que seu artesão tivesse misturado algum outro tipo de metal menos nobre [1].
Durante seu banho de banheira Arquimedes percebeu que seu corpo deslocava uma quantidade de água, fazendo com que transbordasse, logo deduziu que o mesmo volume da água que se deslocava deveria ser igual ao volume de seu corpo. “Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo." Usando esta teoria Arquimedes solucionou o problema do rei, comparando o volume da água deslocada entre o ouro e a prata, concluiu assim que a coroa do rei não era feita de apenas ouro mas sim de uma mistura de ouro e prata[1]. Essa descoberta define que a densidade de todo sólido e liquido é a quantidade de matéria existente em uma unidade de volume, ou seja, para obter a densidade de qualquer corpo é preciso comparar a massa com seu volume, conforme Equação 1[2]. [1]
Um exemplo que define bem esta teoria é, se compararmos 1kg de chumbo com 1kg de algodão, com certeza o peso será o mesmo portanto, tem a mesma massa, mas não o mesmo volume, e o que difere este volume é a densidade. Como o chumbo tem uma densidade maior ocupa um menor volume já o algodão por ter uma densidade bem menor ocupa um grande volume [3].
2. MATERIAIS E