Relatorio Lei De Ohm
Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
B.I. em Ciência & Tecnologia e Engenharia Física – Turma CTec2013M
Laboratório de Física III
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE LABORATÓRIO
Grupo:
Maysa Lopes Fernandes
Raissa Coelho Almeida
Thiago Henrick Ferreira do Carmo
Santarém, 2015
2
Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
B.I. em Ciência & Tecnologia e Engenharia Física – Turma CTec2013M
Laboratório de Física III
Lei de Ohm
Experimento 1 e 2
Maysa Lopes Fernandes Raissa Coelho Almeida Thiago Henrick Ferreira do Carmo - 201300382
3
Conceitos Básicos
Para o estudo da Lei de Ohm é necessário conhecermos um pouco sobre as grandezas envolvidas: corrente, tensão, resistência e potência elétrica.
Corrente elétrica é uma grandeza escalar que indica a presença de um fluxo de cargas elétricas num determinado material. A intensidade da corrente elétrica é dado em ampère já que está relaciona a quantidade de cargas elétricas que se movem num material em um determinado intervalo de tempo.
𝒊=
|𝑸|
∆𝒕
(Equação 1)
A intensidade de corrente elétrica (i) é uma grandeza escalar que fornece o fluxo de portadores de cargas elétricas, através de uma superfície, por unidade de tempo.
(COC, (...), p.12)
O sentido da corrente elétrica é oposto ao movimento dos portadores de cargas negativas no condutor.
A seta da corrente é desenhada no sentido em que portadores de cargas positivas se moveriam, mesmo que os portadores sejam negativos e se movam no sentido oposto.
(HALLIDAY, 2009, p.142)
Tensão elétrica, ou diferença de potencial(ddp), é uma força responsável pelo deslocamento de cargas elétricas nos pólos de um circuito elétrico fechado, formando uma movimentação cíclica das cargas elétricas. No sistema internacional, em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta, a unidade de medida é o Volt.
Conhecendo a resistência característica do material e a corrente elétrica no circuito fechado, podemos calcular o potencial elétrico no circuito através do produto entre o