relatorio lei de ohm
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM
Laboratório de Física III
Curso: Engenharia Mecânica
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa
Objetivos
Relatório de laboratório apresentado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Este experimento tem como objetivo propiciar aos alunos um conhecimento prático da associação de resistores. Conhecer a técnica da leitura nominal dos resistores por meio do código de cores, medir as resistências equivalentes das associações e verificar a Lei de Ohm. Bem como a inserção das técnicas de medição por meio de Multímetro e os cuidados com os equipamentos.
Palavras chave: experiência, relatório.
Sumário
Sumário 2
Introdução 3
Materiais 4
Procedimento Experimental 5
Resultados e Discussão 5
Conclusão 6
Referências Bibliográficas 6
Anexos 7
Introdução
A associação de resistores pode ocorrer de várias maneiras, mas as mais utilizadas são em série ou em paralelo. No caso estudado a associação foi independente, ou seja, primeiramente em série e posteriormente em paralelo, sendo que elas podem também serem associadas em um mesmo circuito juntas. A resistência elétrica é a razão entre a diferença de potencial (d.d.p.) V, aplicada aos seus extremos e a corrente I, que a percorre. (figura 3.1).
- Resistores
Aparelhos eletrônicos utilizados para converter energia elétrica em energia térmica, possuem essa característica, pois se opõe às cargas elétricas da corrente elétrica, assim consomem energia realizando trabalho, esse trabalho é denominado efeito Joule.
Em gráficos assim representados:
- Associação em série
Para essa associação a tensão é parcial em cada resistor, pois cada resistor existe uma d.d.p. diferente, assim a soma da tensão em cada resistor é igual à tensão total, ou seja