Relatorio Lei de Ohm
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Estudante : LAMARTINE LINCOLN NEVES DANIEL MATRÍCULA: 10821195
Grupo: LAMARTINE LINCOLN NEVES DANIEL LUCAS XAVIER TORRES FERREIRA
Lei de OHM
João Pessoa-PB
Setembro de 2010
1. OBJETIVO
O objetivo deste experimento consiste em estudar o comportamento V versus I para um resistor cujo valor R é conhecido, e também para uma pequena lâmpada de bicicleta. Ao analisarmos este comportamento, vamos determinar os valores da resistência quando um ou dois resistores forem utilizados, bem como quando a lâmpada for utilizada, comparando, depois, com os valores fornecidos pelos instrumentos utilizados no experimento.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I).
equação (1)
onde R é a resistência do material, uma vez que isso caracteriza a resistência que o elemento oferece à passagem da corrente. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a diferença de potencial é dada em volts, a resistência em ohms e a corrente elétrica em ampères. Se obtivermos diversos pares de valores (V, I) medidos no laboratório, a relação linear expressa na equação (1) resultará numa linha reta se representada graficamente na forma V versus I. Para um elemento de circuito não-ôhmico, como o próprio nome sugere, a relação entre V e I não é linear, ou seja, não há um único valor de R e, dessa forma, o gráfico V versus I não será uma linha reta.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O material utilizado neste experimento constitui uma fonte, dois multímetros, cabos conectores e uma placa de