vulcanismo nos açores
Índice
Introdução……………………………………………………………………………………………………………………...3/4
Noticia 1-Existem 26 vulcões nos Açores e vários sistemas vulcânicos activos..5/6
Análise da notícia 1……………………………………………………………………………………………………7
Notícia 2- Erupção do Vulcão dos Capelinhos…………………………………………………………8
Analise da notícia 2…………………………………………………………………………………………………..9
Notícia 3- Próximo vulcão nos Açores será em S. Miguel……………………………….10/11
Analise da noticia 3……………………………………………………………………………………………..11
Conclusão………………………………………………………………………………………………………………..12
Bibliografia………………………………………………………………………………………………………………13
Introdução
O objetivo deste nosso trabalho é ficar a conhecer um pouco mais sobre o vulcanismo nos Açores, as características do vulcanismo açoriano, que tipos de erupções são mais abundantes neste arquipélago…
As ilhas vulcânicas do arquipélago dos Açores, situam-se num enquadramento tectónico muito particular pois encontra-se numa zona de contacto de três placas tectónicas.
Ao longo do trabalho vamos tentar perceber o que contribui a junção de três placas tectónicas para os Açores serem umas ilhas tão ativas geologicamente.
Vulcanismo é um fenómeno geológico que ocorre no interior da Terra para a superfície, quando há ascensão de magma em forma de lava e também alguns gases.
O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura no interior da terra. Os vulcões em geral encontram-se em regiões que limitam placas tectónicas, menos o vulcanismo ligado ao hot spot, neste caso esse processo pode ocorrer no interior de uma placa.
Por exemplo, existem vulcões localizados em áreas de contacto com placas tectónicas, que entram em atividade com explosões extremamente violentas, sem mesmo ter dado nenhum tipo de sinal antes do acontecimento do fenómeno.
Ao entrar em atividade, os seus efeitos