Vulcanismo nos Açores
Açores
Os Açores são constituídos por 9 ilhas. Estas ilhas são de origem vulcânica e constituem verdadeiros laboratórios para as ciências da Terra. O arquipélago dos Açores é uma zina propícia à atividade vulcânica, sobretudo as ilhas do grupo central e oriental, por se localizarem ao longo de um plano de falha. Para além de episódios recentes de vulcanismo ativo(erupção dos Capelinhos – ilha do Faial, em 1957), é possível observar nessas ilhas sinais de atividade vulcânica passada, como as caldeiras.
Contexto tectónico
Os Açores localizam-se na região onde ocorre a junção tripla entre três placas tectónicas: as placas Americana, Eurasiática e Africana. As ilhas do Grupo Ocidental, Flores e Corvo, foram edificadas sobre a placa Norte-Americana, a qual é limitada a Este pelo vale central (rifte) da Crista Média Atlântica. Para oriente desta fronteira situam-se as placas da Eurásia e África, separadas pela Falha Açores-Gibraltar (veja-se também Madeira, 2007, neste volume). As ilhas dos grupos Central e Oriental localizam-se sobre uma faixa que corresponde ao segmento açoriano daquela fronteira de placas. Trata-se de uma estrutura que se estende do ponto triplo dos Açores, sensivelmente a meia distância entre o Faial e as Flores, até algumas dezenas de quilómetros a oriente de Santa Maria.
Vulcanismo
Ilha
Tipo de vulcanismo
Corvo
Efusivo
Faial
Misto - Cabeço do fogo e capelinhos
Flores
Efusivo e Explosivo
São Miguel
Efusivo – vulcão das furnas e vulcão de fogo
Efusivo – vulcão das 7 cidades
Santa Maria
Terceira
Efusivo
Pico
Efusivo
Graciosa
São Jorge
Efusiva
Hotspots Os geólogos pensam que o vulcanismo intenso nas ilhas centrais(parcialmente em S. Miguel) se poderá dever à existência de um ponto quente.