Vulcanismo
O vulcanismo secundário corresponde a manifestações de vulcanismo que não consistem em erupções vulcânicas, concretamente, mas estão relacionadas com a energia térmica emitida por corpos magmáticos quentes que se encontram a pequena profundidade. Este tipo de vulcanismo não é tão violento nem destrutivo quanto pode ser o vulcanismo principal.
As três manifestações secundárias deste tipo de vulcanismo são :
- Nascentes termais ;
- Fumaloras, mofetas e sulfaratas;
- Géiseres .
Nascentes termais :
São locais de libertação de águas subterrâneas, aquecidas em profundidade, que acabam por emergir à superfície a temperaturas elevadas. Algumas delas são ricas em substâncias minerais.
Os Açores é particularmente rico em nascentes de águas minero-medicinais com composições e temperaturas diferentes .
Algumas das maiores nascentes do Mundo :
- Arkansas, é de 35 litros por segundo;
- A fonte Hay-Yo-Kay tem uma capacidade de 99 litros por segundo ;
- Lava Hot Springs, em Idaho tem uma capacidade de 130 litros / segundo;
- Reykholt na Islândia tem uma capacidade de 180 litros/segundo; - As fontes termais de Caldas Novas, Brasil são formadas por 86 poços, dos quais 333 litros por segundo são bombeadas 14 horas por dia. - 2 850 fontes termais de Beppu, o local mais alto do Japão , que juntos produzem cerca de 1 592 litros/segundo, uma média de 0,56 litros/segundo fonte. - Bajawa, Indonésia, produzem um total de 453,6 litros por segundo.
Fumarolas :
São emanações de pequenas nuvens esbranquiçadas de vapor de água, muitas vezes, acompanhadas de outros gases, a temperaturas elevadas, libertadas através de fendas do cone vulcânico.
Sulfataras - quando são predominantemente libertadas substâncias sulfuradas (enxofre, dióxido de enxofre e ácido sulfúrico).
Mofetas – Quando predomina a libertação de dióxido de carbono.
Uma das maiores zonas de fumarolas da Terra situa-se no Alasca, na região do vulcão Katmai, também