Sociologia Clássicos
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
SOCIOLOGIA GERAL (JORNALISMO – NOTURNO).
DANIEL GONÇALVES LIMA BORGES DA SILVA
Resumos – Clássicos Durkheim, Max Weber e Karl Marx
1. A Sociologia de Durkheim
Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos da sociologia. Ele queria definir com rigor a sociologia como ciência, estabelecendo seus princípios e limites e rompendo com as ideias de senso comum, que interpretavam a realidade social de maneira vulgar e sem critério.
Durkheim definiu os fatos sociais como objeto da sociedade, com três características básicas: a coersão social, são exteriores aos indivíduos e a generalidade. Para ele, o fato social é experimentado pelo indivíduo como realidade independente e preexistente.
Identificados e caracterizados os fatos sociais, Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia, onde a explicação científica exigia que o pesquisador estabelecesse e mantivesse certa distância e neutralidade em relação aos fatos, procurando a objetividade de sua análise. Ele aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como “coisas”, dispondo de métodos objetivos para apreender suas regularidades.
Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social. Ela, como todo organismo, apresentam estados considerados normais e patológicos. O normal é aquele que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. Patológico é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente.
Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo. Embora todos possuam sua consciência individual, a consciência coletiva