Os clássicos da Sociologia
TÚTULO: Os Clássicos da Sociologia
Nome: Cristian Moraes
Manaus, 27 de Maio de 2013
Nome: Cristian Moraes
TÚTULO: Os Clássicos da Sociologia
Manaus, 27 de Maio de 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado Os Clássicos da Sociologia, destacando a vida e obras de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Os principais campos de estudos de cada um, e as suas influências no mundo moderno.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância desses filósofos e sociólogos, na sociologia.
Karl Marx
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel.
Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Este grande revolucionário, que também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez