Abordagem ........de uma Logística Rural
Antônio do Rego Monteiro1
Angelo de Sá Mazzarotto 2
RESUMO
Este trabalho objetiva o estudo de uma logística para abastecer a rede escolar do município de Vertentes, visto que as crianças na idade escolar necessitam de um reforço de vitaminas e sais minerais. A logística tem que focar o abastecimento das escolas do município, pois muitas crianças nessa fase apresentam anemia crônica, o que dificulta o aprendizado e sua permanência no estabelecimento estudantil, onde certamente têm que estar bem nutridas para ter um melhor desempenho escolar; visto que a fome crônica acompanha de perto essas crianças, as hortaliças e as verduras ajudam a erradicar sintomas físicos e mentais. Uma boa administração dos alimentos para merenda escolar deve contemplar, portanto, desde o transporte, passando pela distribuição, armazenamento, estoque e deslocamento da produção, até as escolas onde são feitas e servidas às refeições. Considerando este cenário, o presente artigo tem como objetivo verificar quais são os principais fatores que levam produtores a realizarem a logística rural, partindo de uma visão holística, isto é, com a ajuda das ciências humanas. Uma logística que garanta abastecimento, distribuição e uma boa administração da cadeia de suprimentos, e que certamente evitará desperdício de alimentos, desperdício de tempo, melhorando, certamente, a qualidade e a variedade de alimentos na merenda estudantil.
Palavras-chave: Administração. Agricultura de subsistência. Logística rural. Escolas rurais. Educação. Economia. Política. Sociologia.
1. INTRODUÇÃO
O projeto surgiu da necessidade de uma administração logística para abastecer as Escolas Públicas do Município de Vertentes com a produção agrícola cultivada na área rural do citado município. A Secretaria de Educação do Município de Vertentes e Instituto de Produção Agrícola solicitam a participação da EBAPE na