Espécies e ambiente
As Espécies e o Ambiente I
___________________________________________________________
As Espécies e o Ambiente:
Ecobiose
Entende-se como meio-ambiente o conjunto de condições externas com as quais os seres vivos mantêm íntimas relações e que exercem determinadas influências sobre a sua fisiologia. A contínua interação “organismo x meio” permite considerá-los como dois fatores de um mesmo sistema físico-químico. Ambas as fases são variáveis, porém, a fase meio é de tal magnitude e poder, em relação à fase organismo, que qualquer variação do meio tem sobre o organismo uma influência considerável. O organismo exerce uma ação sobre o ambiente, mas a desproporcional magnitude e potência deste último faz com que somente um enorme número de organismos possa modificar as condições do ambiente.
Os organismos modificam o meio em que vivem retirando do meio certas substâncias lançando nele outras e atuando mecanicamente sobre o substrato (superfícies ou materiais sólidos do ambiente sobre ou dentro dos quais vive o organismo). As modificações produzidas por uma espécie vão influir na sua própria vida e/ou na de outras espécies. Deste modo, todos os seres vivos de uma comunidade dependem das variações do meio e interferem uns nos outros. A existência de todo e qualquer organismo depende, pois, diretamente das condições do meio. O ambiente condiciona a vida dos organismos por intermédio de substâncias que fornece, indispensáveis à sua sobrevivência, e através das condições edafo-climáticas gerais.
Na verdade, a matéria que forma todos os organismos e a energia que mantém constantes as condições físico-químicas de todos os seres vivos provêm do meio:
a entrada ou a saída de matéria ou energia produz-se não só segundo as condições do organismo, mas também segundo as condições do meio.
A temperatura, o regime de chuvas e ventos, a quantidade de luz, a humidade atmosférica dão, a cada região,