O futuro da espécie humana na medicina, agricultura, tecnologia, meio ambiente e inteligencia
Evolução do ser humano inteligência linguagem e capacidade de aprendizagem
Os seres humanos podem ser considerados um enorme sucesso ecológico, devendo ser o animal de grandes dimensões mais abundante na Terra.
Os únicos que se podem aproximar dos humanos são animais domesticados (vacas, galinhas, porcos e ovelhas) ou os que dependem dos habitats criados por humanos (pardais e ratos, por exemplo).
São grandes primatas, um grupo que quase se extinguiu há 15 M.a. em competição com os macacos, mais eficientes. São primatas, um grupo de mamíferos que quase se extinguiu há 45 M.a. em competição com os roedores, mais eficientes. São tetrápodes sinapsídeos, um grupo de répteis que quase se extinguiu há 200 M.a. em competição com os dinossáurios, mais eficientes. Tambem sendo descendentes de peixes com patas, que quase se extinguiram há 360 M.a., em competição com peixes de barbatanas, mais eficientes. E, por último, mas não menos espantoso, são cordados, um grupo que sobreviveu mesmo à justa no Câmbrico, em competição com os artrópodes, brilhantemente bem sucedidos como se sabe .E no entanto, o sucesso ecológico é sem comparação!
DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO
Desenvolvimento das faculdades mentais – o desenvolvimento progressivo de faculdades mentais corresponde á existência de uma face maior em relação ao crânio e de um maior encéfalo, em relação ao corpo. Os gorilas apresentam um encéfalo com 500cm3 e o Homem apresenta 1400cm3.
Dados cromossómicos
O estudo dos cariótipos revelou que o Homem tem 23 pares de cromossomas, enquanto os grandes símios apresentam 24 pares. Desses, 13 pares de cromossomas humanos são virtualmente idênticos aos dos chimpanzés, diferindo os restantes apenas parcialmente. O cromossoma 5 humano e do chimpanzé apresenta as mesmas bandas de coloração, mas por ordem diferente.
Este fato pode ser explicado por uma inversão pericentrica. O cromossoma 2 humano resulta de fusão entre dois cromossomas de chimpanzé,