Fitofisiologia Deficit hidrico

2758 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FISIOLOGIA VEGETAL
Influência do déficit hídrico sobre mudas de Feijão Caupi

Equipe: Gabriela Gehlen José Matias Lays Viturino Lhaysa Ramos
Marina Siqueira
Welton Dionísio

RECIFE
2013
1.0 INTRODUÇÃO

Desde o século XVI o feijão Caupi (Vigna unguiculata L) é cultivado ao invés do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.), tendo grande participação na alimentação dos brasileiros, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde as condições ambientais são desfavoráveis para o cultivo do feijão comum (Leite & Filho, 2004) devido principalmente ao clima quente. É cultivado em regiões com características edafoclimáticas distintas. No Norte, bastante úmido e coberto pela floresta; e no Nordeste, com o semi-árido e o sertão. Essas regiões enquadram-se na faixa de temperatura ideal (entre 18°C e 34°C) para o seu desenvolvimento (Araújo & Watt, 1988 apud Costa et. al, 1997).

Chaves (1991) afirma que os efeitos do déficit hídrico, nas espécies vegetais, dependem da sua intensidade e da duração da capacidade genética das plantas em responder às mudanças do ambiente. O feijão Caupi é considerado, portanto, moderadamente tolerante, tanto à deficiência hídrica quanto ao excesso de água no solo (Boyer, 1978 apud Nascimento et. al. 2011). Apesar disso, sua produtividade média é de apenas 355 kg ha-1 (CONAB, 2008 apud Nascimento et. al., 2011).

O déficit hídrico é um fator limitante da produção agrícola mundial e por isso é de fundamental importância o conhecimento das necessidades hídricas de cada espécie de planta, aliado ao

Relacionados