Volumetria
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA II
PROFESSORA: VALÉRIA
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
GRUPO: 03 2ºQB
Bianca nº 02
Isabel nº 16
Júlia nº 19 Najara nº 29
Rafaela nº 33
GUARUJÁ/SP
MARÇO DE 2012
Sumário
Introdução
Objetivos
Materiais
Reagentes
Procedimentos
Reações
Cálculos
Anexo
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Na análise volumétrica, o constituinte desejado é determinado medindo sua capacidade de reação com uma solução de um reagente adequado em concentração exatamente conhecida. As soluções de concentração exatamente conhecida usadas na volumetria são chamadas de soluções padrões. A solução padrão é livrada progressivamente para dentro da solução contendo o constituinte até completar-se a adição de uma quantidade de reagente equivalente a quantidade presente da substância sob determinação. Esta operação que é realizada com o auxílio de uma bureta denomina-se titulação. A quantidade do constituinte envolvida na determinação é finalmente calculada a partir do volume de solução padrão gasto na titulação.
A etapa crítica de uma titulação é a parte final, em que se procura localizar o ponto correspondente a adição exatamente suficiente do reagente. Quando a quantidade do constituinte presente e a quantidade adicionada do reagente é quimicamente equivalente, tem-se o ponto de equivalência. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar ao sistema um reagente avaliador ou indicador, capaz de produzir mudança de coloração ou turvação em um ponto em que a reação já tenha virtualmente completado. O ponto em que isso ocorre é denominado ponto final de titulação. O ponto de equivalência e o ponto final não coincidem necessariamente.
A titulometria de neutralização compreende titulação de espécies ácidas com solução padrão alcalina e titulações de espécies básicas com solução padrão ácidas. Têm-se, assim duas variantes de titulometria de neutralização, a alcalimetria e acidimetria, respectivamente. O reagente